Diário oficial

NÚMERO: 943/2025

Volume: 8 - Número: 943 de 6 de Março de 2025

06/03/2025 Publicações: 3 executivo Quantidade de visualizações:
Assinado eletronicamente por: francisco jesus de praga sales da costa - CPF: ***.787.843-** em 07/03/2025 16:52:05 - IP com nº: 192.168.10.95

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SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE - COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO - EXTRATO DE ADITIVO: 2023.08.25.003
CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA REFORMA DA UBS DO BAIRRO CROATA I COM AS SEGUINTES CARACTERÍSTICAS: PINTURA EM GERAL, REFORMA ELÉTRICA E HIDRAULICA, REFORMA DE REBOCO E TELHADO, REFORMA DE PISO, ENTRE OUTRAS BENFEITORIAS, NA CIDADE DE
EXTRATO DE ADITIVO AO CONTRATO N° 2023.08.25.003

PROCESSO LICITATÓRIO: TOMADA DE PREÇOS N° 2023.08.25.003 -TP -TP

PARTES: PREFEITURA MUNICIPAL DE PACAJUS, ATRAVÉS DA SECRETARIA DE SAUDE E ML INCORPORAÇÕES E SERVIÇOS EIRELI LTDA, CNPJ 42.089.488/0001-15.

OBJETO: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA REFORMA DA UBS DO BAIRRO CROATA I COM AS SEGUINTES CARACTERÍSTICAS: PINTURA EM GERAL, REFORMA ELÉTRICA E HIDRAULICA, REFORMA DE REBOCO E TELHADO, REFORMA DE PISO, ENTRE OUTRAS BENFEITORIAS, NA CIDADE DE PACAJUS/CE.

FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: EM CONFORMIDADE COM A LEI FEDERAL Nº 8.666 DE 21 DE JUNHO DE 1993 E SUAS DEMAIS ALTERAÇÕES, BEM COMO, CLÁUSULA 3.2 DO CONTRATO. FICA PRORROGADA VIGÊNCIA CONTRATUAL, A PARTIR DE 04 DE MARÇO DE 2025 ATÉ 02 DE JUNHO DE 2025 E ASSIM TAMBÉM A PRESTAÇÃO DE SERVIÇO CABIDA AO CONTRATO, CONFORME PREVISÃO EXPRESSA NO CONTRATO.

DATA E ASSINATURAS: PACAJUS/CE, 28 DE FEVEREIRO DE 2025.

RAYANA MIRIAN DE MENEZES TRAVASSOS SECRETÁRIA DE SAÚDE, CONTRATANTE, e ML INCORPORAÇÕES E SERVIÇOS EIRELI LTDA, CNPJ 42.089.488/0001-15- MATHEUS OLINDA LIMA - CONTRATADA.

PUBLICADO: DIÁRIO OFICIAL DO MUNICÍPIO (DOM).

CONTROLADORIA E OUVIDORIA GERAL DO MUNICÍPIO - RECOMENDAÇÃO - RECOMENDAÇÃO: 006/2025
RECOMENDAÇÃO TÉCNICA Nº 006/2025/CGM
RECOMENDAÇÃO TÉCNICA Nº 006/2025/CGM

Destinatário (os): Administração Direta e Indireta do Município de Pacajus/CE.

Assunto: Impossibilidade de retenção de pagamento por irregularidade fiscal Checklist para instrução de processos de pagamentos.

A CONTROLADORIA E OUVIDORIA GERAL DO MUNICÍPIO DE PACAJUS, no uso da sua competência que lhe foi atribuída pela Lei Municipal nº 407, de 20 de outubro de 2015;

CONSIDERANDO o entendimento do TCU (v. Acórdão 964/2012-Planário), que dispõe que a perda da regularidade fiscal no curso de contratos de execução continuada ou parcelada justifica a imposição de sanções à contratada, mas não autoriza a retenção de pagamentos por serviços prestados;

CONSIDERANDO os entendimentos do STJ (v. STJ, ARREsp nº 1.313.659/RR; REsp nº 633432/MG; AgRg no REsp nº 1048984/DF; RMS nº 24953/CE). Contratação pública Contrato Regularidade fiscal Não manutenção Retenção de pagamento Impossibilidade STJ;

CONSIDERANDO que a retenção de pagamento ofende o princípio da legalidade por não constar do rol do art.156, da Lei nº. 14.133/21;

CONSIDERANDO que a falta de comprovação da regularidade fiscal e o descumprimento de cláusulas contratuais podem motivar a rescisão contratual, a execução da garantia para ressarcimento dos valores e indenizações devidos à Administração e a aplicação das penalidades previstas no art.156, da Lei nº. 14.133/21, mas não a retenção do pagamento.

RESOLVE RECOMENDAR:

a)A ausência de comprovação de regularidade fiscal não autoriza a Administração Pública a proceder à retenção do pagamento pelos serviços comprovadamente prestados, porquanto tal providência caracterizaria enriquecimento ilícito e violação o princípio da legalidade;

b)Os fiscais de contratos, ao acompanhar e fiscalizar a execução contratual, devem notificar os fornecedores em situação de irregularidade perante o Fisco, pois conforme estabelecido no art. 92, inciso XVI, da Lei Federal n° 14.133/21, é de responsabilidade dos contratados a manutenção dos requisitos de habilitação durante a execução do contrato;

c)Incluir, nos editais e contratos de execução continuada ou parcelada, cláusula que estabeleça a obrigação do contratado de manter, durante a integral execução do contrato, todas as condições de habilitação e qualificação exigidas na licitação, prevendo, como sanções para o inadimplemento a essa cláusula, a rescisão do contrato e a execução da garantia para ressarcimento dos valores e indenizações devidos à Administração, além das penalidades já previstas em lei (art. 92, inciso XVI, art. 137, inciso I, art. 139, inciso III, alínea a e art. 156, da Lei nº 14.133/21);

d)Exigir, nos contratos de execução continuada ou parcelada, a comprovação, por parte da contratada, da regularidade fiscal, incluindo a seguridade social, sob pena de violação do disposto no § 3º do art. 195 da Constituição Federal;

Esta recomendação entra em vigor na data de sua publicação.

Pacajus, 06 de março de 2025.

Lídia Ellen da Silva Sousa

CONTROLADORA GERAL DO MUNÍCIPIO

Portaria n° 294/2025.RECOMENDAÇÃO TÉCNICA

Anexo I

Checklist Processos de Pagamento Prestação de Serviços

1.Solicitação de Empenho;

2.Nota de Empenho;

3.Ordem de Serviço;

4.Relatórios de Execução;

5.Nota Fiscal/Fatura e afins;

6.Nota de Liquidação;

7.Certidões Negativas:

a.Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União: https://solucoes.receita.fazenda.gov.br/servicos/certidaointernet/pj/emitir

b.Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas: https://cndt-certidao.tst.jus.br/inicio.faces

c.Certidão Negativa de Débitos Estaduais (CE): https://consultapublica.sefaz.ce.gov.br/certidaonegativa/preparar-consultar

d.Certidão Negativa de Débitos Municipais (Pacajus/CE): https://servicos2.speedgov.com.br/pacajus/pages/certidao_economico

e.Certificado de Regularidade do FGTS CRF: https://consulta-crf.caixa.gov.br/consultacrf/pages/consultaEmpregador.jsf

RECOMENDAÇÃO TÉCNICA

Anexo II

Checklist Processos de Pagamento Aquisição de Bens

1.Solicitação de Empenho;

2.Nota de Empenho;

3.Ordem de Compra;

4.Nota Fiscal/Termos de Entrega e afins;

5.Nota de Liquidação;

6.Certidões Negativas:

a.Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União: https://solucoes.receita.fazenda.gov.br/servicos/certidaointernet/pj/emitir

b.Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas: https://cndt-certidao.tst.jus.br/inicio.faces

c.Certidão Negativa de Débitos Estaduais (CE): https://consultapublica.sefaz.ce.gov.br/certidaonegativa/preparar-consultar

d.Certidão Negativa de Débitos Municipais (Pacajus/CE): https://servicos2.speedgov.com.br/pacajus/pages/certidao_economico

e.Certificado de Regularidade do FGTS CRF: https://consulta-crf.caixa.gov.br/consultacrf/pages/consultaEmpregador.jsf

RECOMENDAÇÃO TÉCNICA

Anexo III

Checklist Processos de Pagamento Despesas Cartorárias

1.Orçamento do Cartório;

2.Solicitação de Empenho;

3.Nota de Empenho;

4.Ordem de Compra;

5.Relatórios de Execução (complementar);

6.Nota de Liquidação;

7.Certidões Negativas:

a.Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União: https://solucoes.receita.fazenda.gov.br/servicos/certidaointernet/pj/emitir

b.Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas: https://cndt-certidao.tst.jus.br/inicio.faces

c.Certidão Negativa de Débitos Estaduais (CE): https://consultapublica.sefaz.ce.gov.br/certidaonegativa/preparar-consultar

d.Certidão Negativa de Débitos Municipais (Pacajus/CE): https://servicos2.speedgov.com.br/pacajus/pages/certidao_economico

e.Certificado de Regularidade do FGTS CRF: https://consulta-crf.caixa.gov.br/consultacrf/pages/consultaEmpregador.jsf

RECOMENDAÇÃO TÉCNICA

Anexo IV

Checklist Processos de Pagamento Água/Luz

1.Solicitação de Empenho (Estimativo);

2.Nota de Empenho;

3.Ordem de Compra;

4.Fatura;

5.Nota de Liquidação;

6.Certidões Negativas:

a.Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União: https://solucoes.receita.fazenda.gov.br/servicos/certidaointernet/pj/emitir

b.Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas: https://cndt-certidao.tst.jus.br/inicio.faces

c.Certidão Negativa de Débitos Estaduais (CE): https://consultapublica.sefaz.ce.gov.br/certidaonegativa/preparar-consultar

d.Certidão Negativa de Débitos Municipais (Pacajus/CE): https://servicos2.speedgov.com.br/pacajus/pages/certidao_economico

e.Certificado de Regularidade do FGTS CRF: https://consulta-crf.caixa.gov.br/consultacrf/pages/consultaEmpregador.jsf

RECOMENDAÇÃO TÉCNICA

Anexo V

Checklist Processos de Pagamento Obras e Serviços de Engenharia

1.Solicitação de Empenho;

2.Nota de Empenho;

3.Ordem de Serviços;

4.Relatórios de Execução:

a.Boletim de Medição;

b.Memória de Cálculo;

c.Relatório Fotográfico;

d.Relatório de atesto de medição (engenheiro fiscal)

e.Cronograma de Desembolso Financeiro Licitação/Execução;

f.Planta Iluminada/Baixa;

g.Diário de Obras;

h.Declaração de Regularidade Fiscal e Trabalhista;

5.Nota de Liquidação;

6.Certidões Negativas:

a.Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União: https://solucoes.receita.fazenda.gov.br/servicos/certidaointernet/pj/emitir

b.Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas: https://cndt-certidao.tst.jus.br/inicio.faces

c.Certidão Negativa de Débitos Estaduais (CE): https://consultapublica.sefaz.ce.gov.br/certidaonegativa/preparar-consultar

d.Certidão Negativa de Débitos Municipais (Pacajus/CE): https://servicos2.speedgov.com.br/pacajus/pages/certidao_economico

e.Certificado de Regularidade do FGTS CRF: https://consulta-crf.caixa.gov.br/consultacrf/pages/consultaEmpregador.jsf RECOMENDAÇÃO TÉCNICA

Anexo VI

Checklist Processos de Pagamento Folha de Pagamento

1.Solicitação de Empenho (estimativo);

2.Nota de Empenho;

3.Resumo mensal da Folha de Pagamento;

4.Nota de Liquidação;

Checklist Processos de Pagamento ARTs de Execução/Fiscalização

1.Solicitação de Empenho;

2.Nota de Empenho;

3.Boleto Anotação de Responsabilidade Técnica - ART;

4.Nota de Liquidação;

Checklist Processos de Pagamento Retenção INSS/RPPS

1.Solicitação de Empenho (estimativo);

2.Nota de Empenho;

3.Guia de Recolhimento Retenções INSS/RPPS;

4.Nota de Liquidação;

Checklist Processos de Pagamento Requisição de Pequeno Valor - RPV

1.Processo Administrativo;

a.Parecer favorável da Procuradoria Geral do Município;

2.Solicitação de Empenho (ordinário);

3.Nota de Empenho;

4.Nota de Liquidação;

Checklist Processos de Pagamento Tarifas Bancárias

1.Solicitação de Empenho (estimado);

2.Nota de Empenho;

3.Extrato Bancário Descontos;

4.Nota de Liquidação;

Checklist Processos de Pagamento Aluguel de Imóvel

1.Solicitação de Empenho (global);

2.Nota de Empenho;

3.Declaração de Ocupação de Imóvel;

4.Nota de Liquidação;

CONTROLADORIA E OUVIDORIA GERAL DO MUNICÍPIO - RECOMENDAÇÃO - RECOMENDAÇÃO: 007/2025
RECOMENDAÇÃO TÉCNICA N° 007/2025/CGM
RECOMENDAÇÃO TÉCNICA N° 007/2025/CGM

Destinatário (os): Administração Direta e Indireta do Município de Pacajus/CE.

Assunto: Instrução de Processos de Pagamento - Declaração de ocupação de imóvel.

A CONTROLADORIA E OUVIDORIA GERAL DO MUNICÍPIO DE PACAJUS, no uso da competência que lhe foi atribuída pela Lei n° 407, de 20 de outubro de 2015.

CONSIDERANDO o art. 63, da Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964, que Estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal.

RECOMENDO aos Órgãos/Entidades desta municipalidade que apensem aos processos de pagamento de despesas com aluguel, a Declaração de Ocupação de Imóvel, conforme Anexo I desta Recomendação Técnica. A medida visa promover o efetivo cumprimento do art. 63, da Lei nº 4.320/64. Ainda, tem por fim apurar a origem e o objeto do que se deve pagar, a sua importância exata e a quem se deve quitar a importância, para extinguir a obrigação.

Esta recomendação entra em vigor na data de sua publicação.

Pacajus, 06 de março de 2025.

Lídia Ellen da Silva Sousa

Controladora Geral do Munícipio

Portaria n° 294/2025.

RECOMENDAÇÃO TÉCNICA Nº 007/2025

ANEXO I

MODELO - DECLARAÇÃO DE OCUPAÇÃO DE IMÓVEL

Eu, (Nome Completo), Cargo (Secretário/Diretor/Coordenador), Portaria nº xxx/2025, venho por meio desta declarar a ocupação de forma regular e sem contestação, do imóvel localizado à )Endereço do Imóvel Público), desde (Data de Início da Ocupação).

A referida ocupação é fruto do Processo de Inexigibilidade nº (informar número do processo de inexigibilidade), cujo objeto é (informar objeto do contrato).

Esta declaração tem o fito de verificar o direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito, nos termos do art. 63, da Lei nº 4.320/64. Ainda, tem por fim apurar a origem e o objeto do que se deve pagar, a importância exata a pagar e a quem se deve pagar a importância, para extinguir a obrigação.

Por ser verdade, firmo a presente declaração.

Pacajus/CE, (Data).

(Nome Completo)(RG/CPF ou Portaria)

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


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